segunda-feira, 13 de julho de 2009

Importância da leitura para as crianças



Nesta semana meu estágio foi na quinta-feira dia 2 de julho e na segunda-feira dia 6 de julho, porque troquei um dia do estágio com uma menina da 111,ela precisava trocar e eu não vi problema nenhum.
Bom, na quinta- feira cheguei à sala as crianças não estavam, eles estavam na bibliotequinha.
(Nos intervalos dos dias que estou lá estagiando, eu já vinha percebendo o interesse deles pela leitura, mas quando cheguei a biblioteca infantil vi como eles são realmente incentivados a ler e como eles gostam de ler, é uma coisa bem saúdavel, quando um acaba de ler tal livro o outro já quer ler porque viu o amigo lendo e dizendo que gostou. E como a leitura é importante, criar o hábito de ler na infância rende excelentes frutos no futuro.
A leitura tem um papel muito importante na desenvolvimento cognitivo de uma criança, pois a mesma possibilita a ampliação do vocabulário, o melhor conhecimento sobre ortografia, e outras coisas mais.

A importância da leitura de textos
São objetivos da escola e das famílias em geral proporcionar às crianças o acesso ao conhecimento e a formação de indivíduos críticos, comprometidos consigo mesmos e com a sociedade, capazes de intervir modificando a realidade, auto-motivados e aptos a buscar o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuos, o que passa pela formação de leitores competentes.
É fato sabido que várias gerações têm demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura, mas também a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade, o que inegavelmente limita o indivíduo em suas possibilidades de acesso ao conhecimento culturalmente construído.
Portanto, é tarefa urgente dos pais e da escola, em todos os níveis, buscar maneiras de estimular, mais do que a capacidade de ler, o prazer pela leitura. Apenas propiciando aos sujeitos leitores o prazer da leitura poderemos construir as competências necessárias para sua apreensão e produção.
Pensadores como Paulo Freire apontam para o reconhecimento de que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura da palavra escrita implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo. Assim, concluímos que o não-desenvolvimento de bons leitores limita as possibilidades de leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade.
No intuito de desenvolver, desde a mais tenra idade, o hábito e o prazer da leitura, a educação infantil deve oferecer oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social.
O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Isso porque constatamos que “as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha” (MEC/SEF, 1998, vol.3, p. 123).

fonte: Recanto das Letras

Saindo da bibliotequinha, fizeram avaliação de português, uma avaliação bem estruturada, com um clássico da literatura infantil a estórinha da menina bonita do laço de fita.

Na segunda-feira eles fizeram uma atividade no livro de português eles aprenderam as silabas com Q E COM C, QUA,CA,QUE,QUI,QUO, CO, CU, depois eles foram formando palavras com essas silabas.Depois que fizeram a atividade fizeram uma ortografia avaliada,também relacionada as silabas citadas acima.

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