sexta-feira, 1 de maio de 2009

Minha primeira aula prática!

Olá, nessa postagem irei relatar a minha primeira aula prática. Foram vários sentimentos antes, durante e depois da aula, nervosismo, medo, ansiedade, alegria e outros mais.
Cheguei a sala e logo comecei a aula, distribuí o livro da Dona Baratinha e contei a estória da Dona Baratinha para eles, e tentei fazer uma interação deles com a estória e perguntava sobre os personagens para eles.
Depois para relacionar a estória com o conteúdo que ia ser trabalhado, a letra D, perguntei com que letra começa o titulo da estória Dona Baratinha e eles me responderam é a "letra D".
Mostrei figuras (bota, carro, dente, maçã e dragão) que começavam com a letra D e outras que não começavam, e assim eles foram diferenciando a letra D das outras.
Perguntei a eles qual era o som que da letra D e eles me falaram.

Fizeram atividade sobre a letra D (completando algumas palavras com a letra d, escrevendo três palavras propostas por eles mesmos que começassem com a a letra que foi estudada.)
Para saber se eles realmente interiorizaram o conteúdo da minha aula fiz uma "trilha" da letra D e sobre a estória da Dona Baratinha. Nessa "trilha" cada hora um aluno representava a turma inteira, respondendo as perguntas sobre a estória e sobre a letra D.
As crianças ficaram bem curiosas na hora que eu mostrei a trilha e depois também quando eles souberam que tinham que completa-la para ganhar o tesouro.

No final a turma ganhou um "tesouro" com doces dentro por completarem a "trilha".
Fiquei muito feliz pois alguns alunos no final da aula me abordaram dizendo assim "tia adorei o tesouro" "foi bem legal"...


Amei dar essa "primeira aula prática", apesar do nervosismo, acredito que tudo ocorreu bem. Já estou ansiosa para dar a segunda... e que desde já eu aprenda mais, me aperfeiçoe mais, e busque sempre melhorar!

"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes, mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeis frente às intempéries... Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas. O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos." Gabriel Chalita

Um grande beijo a todos vocês, Rhaísa Brêtas.

Um comentário:

  1. Eu Pamella, tenho 18 anos, estou no 3º ano do Cn!
    Eu adorei o seu blog! Gostaria mto de conhece-la, tbm sou normalista, estou no 3º ano e amei o materia do blog!
    querendo, pode entrar em contato: pamella_lock@hotmail.com beijos

    ResponderExcluir