quarta-feira, 11 de março de 2009

O inicio "brasileiro" do ano..Volta às aulas


No Brasil dizem que o ano só começa depois do carnaval, as cidades voltam a ficar cheias, com trânsito engarrafado e muito mais. Nesse começo de ano, estou estagiando no 3° período da escola infantil, turma da professora Luciane.
Partindo deste princípio "pós carnaval vida normal", no 1° dia de aula as crianças chegaram agitadas na sala, cheias de novidades, com um pouco de preguiça mas, logo foram pegando o ritmo de novo.
A professora rezou com eles no tapete, pedindo pela semana de aula, pelo recomeço, e depois explicou que ao chegarem na sala de aula sempre devem colocar a pasta em cima da mesa da professora(ou da mesa redonda) e o estojo em cima da sua mesa.
As crianças fizeram uma atividade que precisou da percepção dos alunos sobre quantos meninos e quantas meninas há na turma 033, 8 meninas e 16 meninos.
Logo depois, a professora comunicou aos alunos que eles já poderiam ir pensando em um nome para o projeto. Para Barbosa (2000): "Os projetos estimulam a aprendizagem do diálogo, do debate, da argumentação, do aprender a ouvir os outros, do cotejar diferentes pontos de vista, do confronto de opniões, do negociar significados, da construção coletiva do conhecimento, do desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar aquelas já dominadas, do prazer de expor o seu e do construir uma visão coletiva."
Os nomes propostos por eles foram: 1- Esporte
2- Alimentos
3- Animais
4- Folclore
5-Dengue

Depois que eles sugeriram os nomes, percebi uma grande empolgação deles, sobre cada assunto citado acima, mas alimentos ganhou mais destaque.
Gostei bastante de ver o entusiamo das crianças, falando que quer estudar os alimentos para ficar mais saudável, quer estudar esporte... bem interessante ver que basta você provocar um pouco o cognitivo da criança, que logo ela te dá várias respostas cuja muitas vezes você nem tinha pensado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário