domingo, 22 de março de 2009

Essa semana aprendi e refleti bastante,as crianças fizeram educação pelo movimento,e lá elas ficaram super agitadas,nem todas conseguiam chegar ao final da atividade, porque ficaram brincando com os coleguinhas e com a bola.Depois ao final, felizmente conseguimos um resultado.

Após terem feito a aula,eles registraram a mesma.

Fomos para o parquinho lá,eles brincaram,pularam,escurregaram foram no carrosel..enfim extravasaram! Depois tia Luciane fez uma roda com eles e fez um relaxamento,pedindo para eles fecharem os olhos repiram fundo e relaxar..

Relaxamento é uma habilidade que envolve a aprendizagem e portanto a aquisição de novos hábitos, por isso requer muita prática e treinamento. O objetivo da técnica de relaxamento é proporcionar maior conscientização corporal, aperfeiçoar o conhecimento das sensações do corpo, das emoções e sentimentos.

Todos nós sabemos que não "nascemos" tensos ou estressados. Na verdade nós "ficamos" tensos e ansiosos. Já que aprendemos a ficar tensos, podemos também "desaprender". Ou seja, podemos aprender a relaxar, a ficar calmo e tranqüilo. Para atingir essa estabilidade emocional precisamos de muita prática e treino. A prática do relaxamento, no início será difícil, pois não estamos acostumados a utilizá-la. É preciso deixar o relaxamento se tornar um hábito em nosso vida, pois somente dessa forma teremos uma vida mais saudável.

Com a prática do relaxamento as pessoas tornam-se mais conscientes de suas tensões e a partir daí se tornam mais capacitados a diminuírem as tensões e dores musculares. O relaxamento contribui para diminuir o stress, aliviar tensão e dores musculares e minimizar a ansiedade.

Por possuir esta finalidade, o relaxamento pode beneficiar qualquer pessoa, desde crianças, adolescentes e adultos. Pessoas normalmente ansiosas, agitadas e irritáveis certamente se beneficiarão muito com esta técnica.

O relaxamento pode ser praticado a qualquer hora do seu dia. Existem pessoas que o praticam mediante situações ansiógenas, por exemplo antes de uma reunião importante ou antes de uma prova na escola. Outras pessoas praticam o relaxamento antes do sono e outros ainda o fazem pela manhã ao se levantar. O horário para praticar o exercício depende da necessidade de cada pessoa.

Durante o exercício de relaxamento é extremamente importante a educação da respiração. É necessário uma respiração profunda, caracterizada pela calma e serenidade. O principal músculo da respiração é o diafragma. A contração do diafragma alonga os pulmões, provocando a inspiração (movimento de puxar o ar para dentro), já a compressão do abdome, provoca a expiração (movimento de expulsar o ar). Os dois movimentos são essenciais para garantir uma boa respiração, durante o relaxamento.

As crianças não só podem como precisam fazer o relaxamento.Assim como os adultos, as crianças também vivenciam situações diárias de stress e ansiedade e portanto também se beneficiam com a técnica de relaxamento.

O relaxamento infantil pode ser usado por qualquer criança. Crianças agitadas, hiperativas, ansiosas, irritáveis e com sintomas de stress infantil, poderão sentir-se bem melhor após o exercício.

Além disso a prática de relaxar contribui para que a criança, desde cedo, se familiarize com seus sentimentos e emoções, deixando a criança mais centrada em suas sensações.

Após o relaxamento a diferença foi clara e evidente as crianças ficaram visivelmente mais calmas,na ficaram paradas mas ficaram sem gritar,sem brigar com o coleguinha foi bem proveitoso esse relaxamento.

Arrumamos a sala de uma maneira diferente da "tradicional" fizemos grupos de 4 cadeiras.Sentei ao lado dos alunos que tem mais dificuldades,a professora fez um ditado com as crianças e eu repetia as palavras para essas crianças com dificuldade,e percebia que comigo ali eles não ficavam tão desatentos como eles geralmente ficam.Eles fizeram também uma atividade que relacionavam o numeral a quantidade.



domingo, 15 de março de 2009

Informática e "sexta da motivação"


Começamos a semana com a notícia de que iremos apresentar na sexta-feira da motivação. A música que a turma 33 irá apresentar é a musica do pinguim de Aline Barros, as crianças começaram a ouvir a musica para irem se acostumando,e aprendendo a mesma.
Depois de ouvir a música fomos para a sala de informática, que para o 3° período, é la no "colégio grande".
Desde já uma novidade: é em outro lugar a sala,e as crianças ficaram animadas,pois não conheciam,a professora de informática explicou a ela que já estão grandes,e por isso esao la,e explicou o que eles iriam fazer. Ela foi chamando de dois em dois alunos para irem sentando nos computadores,eles desenharam o que quiseram no paint.

De acordo com Almeida & Prado (1999, p.1): “Hoje é consenso que as novas tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a mudança do processo de ensino e de aprendizagem e que, os resultados promissores em termos de avanços educacionais relacionam-se diretamente com a ideia do uso da tecnologia a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento da criatividade, da autocrítica, da autonomia e da liberdade responsável.

Então como já sabemos esse contato da criança com o computador é de extrema importância pois o mundo de hoje é todo informatizado,e esses "primeiros contatos" são bem importantes!

Na quarta-feira,a professora fez uma atividade sobre as vogais com as crianças,e as mesmas falaram as palavras que começavam com A, E, I, O,U.


Quando acabaram de fazer a atividade as crianças foram lanchar,rezaram e começaram a comer.

Fomos para o pátio da escola infantil ensaiar para a "sexta da motivação", as crianças cantaram,e dançaram alegres,e divertidos!

Terminaram o dia na escola com muita felicidade! E como é bom ver a felicidade no rosto dessas crianças!



Música : Dança do pinguim
É assim
Essa é a alegria do Senhor
Dentro de mim

É assim, assim
Eu vou te ensinar
Como é a dança do pingüim

Sabe o que inventaram agora?
Eu sei!
Tá rolando o maior buchicho!
Eu já ouvi!

Olha que esse papo é da hora!
Festa de esquimó só rola isso!

Arrasto o pezinho quase levantando vôo
Batendo as asinhas nesse balanço é que eu vou
Esquerda e direita. Assim, assim, pra lá e pra cá
Olha que maneiro ninguém vai querer parar

quarta-feira, 11 de março de 2009

O inicio "brasileiro" do ano..Volta às aulas


No Brasil dizem que o ano só começa depois do carnaval, as cidades voltam a ficar cheias, com trânsito engarrafado e muito mais. Nesse começo de ano, estou estagiando no 3° período da escola infantil, turma da professora Luciane.
Partindo deste princípio "pós carnaval vida normal", no 1° dia de aula as crianças chegaram agitadas na sala, cheias de novidades, com um pouco de preguiça mas, logo foram pegando o ritmo de novo.
A professora rezou com eles no tapete, pedindo pela semana de aula, pelo recomeço, e depois explicou que ao chegarem na sala de aula sempre devem colocar a pasta em cima da mesa da professora(ou da mesa redonda) e o estojo em cima da sua mesa.
As crianças fizeram uma atividade que precisou da percepção dos alunos sobre quantos meninos e quantas meninas há na turma 033, 8 meninas e 16 meninos.
Logo depois, a professora comunicou aos alunos que eles já poderiam ir pensando em um nome para o projeto. Para Barbosa (2000): "Os projetos estimulam a aprendizagem do diálogo, do debate, da argumentação, do aprender a ouvir os outros, do cotejar diferentes pontos de vista, do confronto de opniões, do negociar significados, da construção coletiva do conhecimento, do desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar aquelas já dominadas, do prazer de expor o seu e do construir uma visão coletiva."
Os nomes propostos por eles foram: 1- Esporte
2- Alimentos
3- Animais
4- Folclore
5-Dengue

Depois que eles sugeriram os nomes, percebi uma grande empolgação deles, sobre cada assunto citado acima, mas alimentos ganhou mais destaque.
Gostei bastante de ver o entusiamo das crianças, falando que quer estudar os alimentos para ficar mais saudável, quer estudar esporte... bem interessante ver que basta você provocar um pouco o cognitivo da criança, que logo ela te dá várias respostas cuja muitas vezes você nem tinha pensado.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Gosto,amor e dom!


Amo crianças, são sinceras, amorosas, alegres e apaixonantes!
Fiz o 1° ano científico do ensino médio em 2007, e no final do ano fiquei sabendo do curso normal médio no auxiliadora.Não tinha muita noção do que era o normal médio,só sabia que era um curso para formar professores para atuar nas séries iniciais.
Bom, ano passado entrei no Auxiliadora e no ínicio tive um pouco de medo(normal pois, sempre temos "medo" daquilo que nós não conhecemos muito bem).
Logo nos primeiros dias de estágio senti várias coisas ao mesmo tempo, euforia junto com as crianças porque era "volta as aulas",minha insegurança, meu medo de fazer algo de errado, a voz doce das crianças me chamando de tia...e dias de bastante aprendizado.
No meio do ano, o medo e a insegurança voltaram...será que é isso que eu quero para minha vida? Queria desistir,mas voltaram os estágios e fiquei no curso.
Tudo que aconteceu ano passado e está acontecendo esse ano foi e é, certamente, um grande aprendizado.Tudo é muito rápido, cada relato feito nos cadernos de estágio era uma etapa vencida, cada exercício pronto era outra etapa, quando o nosso (meu e de Georgea) projeto de pesquisa ficou pronto nossa felicidade era imensa, entrei com um pensamento de que não iria fazer pedagogia,hoje já penso em fazer... é nós mudamos!
As coisas aconteceram de uma forma tão única, que eu quero viver a minha vida assim..intensamente! Sei que cresci e amadureci bastante, sou mais responsável e quero continuar a ser exigida, para que possa sempre crescer mais e mais ...
Gostar, Desgostar, Chorar, Sorrir, Amar, Apaixonar, VIVER e ser FELIZ!