Relato dos dias 21 e 23 de setembro.
Na segunda tivemos a acolhida e fomos todos para o pátio da escola infantil. Retornamos para sala de aula e as crianças sentaram, Tia Anny foi fazendo junto com eles o reconhecimento de algumas letras que eles já tinham visto.
Depois de reconhecer as letras já estudadas, eles conheceram a letra C. Fizeram a movimentação da letra C.
Na quarta-feira as crianças chegaram na sala e tiveram uma acolhida na sala de aula diferente. Colocamos o som com Músicas da Xuxa para eles dançarem. Foi muito legal essa iniciativa, pois assim as crianças sentiam um ambiente de alegria em sua sala de aula, alegria por sua chegada. Dançaram e pularam bastante.
"Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo."
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/dancando-gente-aprende-428215.shtml
Após essa calorosa acolhida elas ouviram a estória :"Dentro da casa tem..."; e aprenderam a letra V de vidro = lugar onde estava a pulga. Fizeram a movimentação desta letra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário