sexta-feira, 3 de abril de 2009

Caixa surpresa e números vivos

Há umas duas semanas estou entrando no estágio às 14 horas. Eu e a professora entramos nesse acordo,pois como as crianças já estão maiores (3° período) não tem tanta necessidade de entrar às 13 horas para auxilia-la na hora da entrada das crianças.
Então na maioria das vezes quando entro no estágio a professora fez a acolhida com as crianças.
Essa semana as crianças tiveram 2 formas de aprender bem interessantes e diferentes.
Eles tiveram contato com a caixa-surpresa.
Tem um poema de Ângela Carneiro que identifica bem essa caixa.

"A minha caixa surpresa
É muito especial
Tem sonhos, luzes e cores
E uma tampa de cristal.

Você está convidado
A conhecer meus segredos
Trate-a com cuidado
Abrindo-a com as pontas dos dedos."

(Ângela Carneiro)

E eles aprenderam 8 palavras que iniciam com a letra B:
BALA /BATOM /BOLA;
BORRACHA /BRINCO /BONECA ;
BOLO /BICICLETA.
As palavras saiam de dentro da caixa figuradas ou sendo as mesmas. Segundo ROSA (1999), “(…) a linguagem oral se constitui num pré-requisito para a alfabetização e, consequentemente, para a aprendizagem da leitura e da escrita”.
As crianças ficaram bastante empolgadas e ansiosas para saber qual seria a próxima palavra que iria sair da caixa- surpresa. Uma ótima experiência!
Outra atividade dessa semana que também chamou minha atenção foi a de ''números vivos''.Nessa atividade as crianças contaram quantas crianças foram de bermuda; quantas foram de calça; quais estavam com blusa de manga,etc.. E assim cada hora uma criança ia na frente da turma e fazia a contagem e chamava os alunos para representar os números.
Novamente percebi, que não é preciso muitos objetos,muitas expressões, muitas ações para que as crianças aprendam realmente. Com o pouco a aprendizagem também pode ser bastante significativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário